Curiosidades:
Estava aqui refletindo como sempre faço e justamente estava pensando em uma pergunta que me fizeram. Se a arte é uma assemblage?
Vamos entender melhor... O que é assemblage?
Assemblage é o nome que se dá a um tipo de trabalho artístico produzido a partir da incorporação de objetos do dia a dia na composição da obra de arte.
Mas você pode estar ai se perguntando: Então a arte que ela faz é assemblage?!
Ai que esta... Não.
Muitos se confundem embora que tenha vários objetos incorporados à obra apesar de assumir novos significados estéticos e simbólicos, os objetos não mantem a identidade original.
Porque assemblage busca romper a fronteira entre arte e vida cotidiana e com sua "estética da acumulação" defende que todo tipo de material pode ser incorporado a uma obra de arte, desde que não perca seu sentido original.
E neste caso os objetos passam sim a ser uma junção de misturas e passa a não mais assumir o que realmente é. Ele toma novas formas, é rapidamente incorporado em um contexto visual e estético. A justaposição mascarada por elementos e não mais mantem tua identidade no conjunto da obra.
Assemblage vem sendo produzida desde o século 20, por cubistas, futuristas, dadaístas, surrealistas e sempre com a ideia de aproveitar os refugos industriais e assim fazer belas composições em uma obra de arte.
Só que posso pensar e querer sempre na arte que produzo é a busca do mais perfeito equilíbrio estético e visual, que tenha harmonia nas misturas de diversos materiais.
Uma Arte Contemporânea Abstrata Expressiva!
Sempre vendo, conhecendo e descobrindo.
Thais Lino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário